"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior." (A. A. M.)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

UMA HOMENAGEM ESPECIAL

No mês de outubro, reserva-se um dia para homenagear os professores e isso é muito justo; entretanto, creio que a consideração e o respeito devam ser apresentados aos educadores em todos os dias, num reconhecimento prático do valor e trabalho que eles têm desempenhado em favor dos alunos, tanto na vida escolar como na escola da vida

Assim, como a aluna G., que trouxe à lembrança uma professora mui querida (vide seu texto abaixo "Quem sou eu"), desejo  aqui agradecer e parabenizar mestres e mestras:

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS ESPECIAIS - III

Produção de texto, utilizando recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e temática livre, no Ensino Médio. 


A atividade foi realizada da seguinte forma: a classe foi dividida em grupos e, compartilhando o material disponível (papel, PECS, tesoura e cola), os alunos construíram seus textos. O objetivo dessa atividade foi permitir uma maior interação dos alunos e, consequentemente, promover conhecimento e prática de alternativas na comunicação cotidiana.

A aluna G. construiu seu texto utilizando linguagem verbal e não-verbal; suas interpretações  escritas, a respeito de cada figura, são bem pertinentes:

IMPORTANTE:
A CAA pode ser feita utilizando PECS (Picture Exchange Communication System) que é um Sistema de Comunicação por Figuras ou pranchas de comunicação (disponível em http://pecsemportugues.blogspot.com/) - indicados para pessoas com necessidades especiais, com dificuldade de se comunicar através da fala; fazendo uso de um conjunto de símbolos que contém um significado próprio e, com a combinação de dois ou mais, formam frases expressando suas vontades e dizeres. Há um excelente programa de computador, desenvolvido pela PUC/PR, denominado “Prancha Livre de Comunicação” que está disponível para download gratuito em http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS ESPECIAIS - II

Utilização do Programa DASHER em produção de texto, no Ensino Fundamental.

O Aluno L.  fez uma produção de texto utilizando o software Dasher, em um AE, sobre sua temática predileta: “Futebol”, com o objetivo de facilitar a comunicação escrita e oral do referido aluno. 

A atividade foi realizada com muita segurança e entusiasmo. O seu texto, integralmente, é o seguinte: “O esporte melhor é o futebol. Na minha escola tem alguns times e a gente faz competição todos os anos. Gosto de jogar no ataque. É muito bom furar um gol. Tenho um troféu em minha casa que recebi no último ano. Os colegas são grandes jogadores de futebol. É legal e mais fácil estar no time dos amigos”

Eis um “print” da tela final do trabalho:


ACESSE: 
- Para saber mais: 

- Para fazer  download: 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS ESPECIAIS - I

Considerando a importância das práticas de letramento, para uma melhor vivência do ser humano em todos os ambientes sociais, foram desenvolvidas atividades de linguagem oral e escrita, utilizando recursos e temáticas contextualizadas e de fácil acesso.
A Produção escrita, a partir de debate em sala de aula, no Ensino Médio.
Introduzindo, conversamos sobre como conciliar o tempo e os afazeres do viver diário - questão primordial do ser humano, nesse mundo tão “imediatista”. Cada aluno manifestou-se, demonstrando compreensão da proposta e respondendo de forma coerente ao próprio contexto. Em seguida, fizeram relato escrito do seu cotidiano, mencionando sonhos e abordando a temática “Quem sou eu?”
Esse trabalho proporcionou uma oportunidade de cada aluno exteriorizar suas emoções e sua realidade, demonstrando ao professor/leitor uma parcela do “eu” expresso em cada texto.
A seguir, apresento o texto da aluna G. que esteve afastada da escola, por causa de problemas sérios de saúde, por longos anos, e que, mediante laudo médico, pôde ser novamente inserida e incluída no ambiente escolar:


“Quem sou eu”

Não sei quem eu sou. Só sei que tenho 46 anos de idade e estudo na Escola Estadual “Celestino Nunes”.
Meu maior sonho é ser freira.
Só sei que eu gostava muito da minha professora Arlete Ramiro.
Não sei quem eu sou. Só sei que meu maior sonho é trabalhar. Meu maior sonho é ser secretária ou mesmo trabalhar de digitadora ou em um Banco.
Não sei quem eu sou. Só sei que trabalho de fazer crochê. Limpo casa, lavo roupa, passo pano, lavo vasilha, limpo poeira, varro e faço comida.
Não sei quem eu sou. Gosto de assistir televisão, o Jornal Nacional e novela.
Não sei quem eu sou. Às vezes, fico pensando como eu seria, se não fosse eu esta pessoa que está aqui. Não consigo entender essa pessoa que sou eu. Procuro buscar minha vida em um sentido e sai em outro.
A vida é trabalhar, sem o trabalho a pessoa não vive. Já imaginou se a gente não trabalhasse? Não existiria comida, porque não lava as vasilhas; e nem dinheiro!
G.


Sugestão: 

Acessar a linda melodia “Quem sou eu” (PG), com slides, ou ver e ouvir o próprio cantor:


MINHA ESCOLA...

A Escola  Estadual “Celestino Nunes”, fundada em 1955, é a única escola estadual do Município de Paineiras/MG. Atualmente, atende aos níveis da Educação Básica (Anos Finais do Ensino Fundamental – nos turnos: matutino e vespertino; o Ensino Médio – no turno matutino e noturno) e a Educação de Jovens e Adultos (Anos Finais do Ensino Fundamental – no turno noturno).

Como integrante do Projeto Incluir do Governo de Minas Gerais, essa escola tem ampliado suas ações, organizando-se para atender à diversidade de seus alunos, tornando-se inclusiva. Desde 2007, alunos com deficiência são atendidos em horário extraturno na Sala de Recursos, serviço autorizado pela Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas/MG. Essa Sala de recursos oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas formas complementar e de apoio, a alunos e alunas com deficiência diagnosticadas como: deficiência intelectual, deficiência múltipla, baixa visão, surdez e afasia.

NOTÍCIAS RELEVANTES :
  • Neste 2.º semestre/2011, recebemos recursos do PDDE para o fim específico de promoção da Acessibilidade; assim, será possível construir rampas e corrimãos para melhorar a rede física da escola, em 2012.
  • No dia 18/10/2011, houve uma palestra para os professores da escola,  sobre Educação Inclusiva (Orientações AEE).
  • Foi instalada em nossa escola, neste mês de outubro/2011, uma antena de TV, do canal “Saúde”,  do Governo de Minas.