Produção de texto, utilizando recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e temática livre, no Ensino Médio.
A atividade foi realizada da seguinte forma: a classe foi dividida em grupos e, compartilhando o material disponível (papel, PECS, tesoura e cola), os alunos construíram seus textos. O objetivo dessa atividade foi permitir uma maior interação dos alunos e, consequentemente, promover conhecimento e prática de alternativas na comunicação cotidiana.
A aluna G. construiu seu texto utilizando linguagem verbal e não-verbal; suas interpretações escritas, a respeito de cada figura, são bem pertinentes:
IMPORTANTE:
A CAA pode ser feita utilizando PECS (Picture Exchange Communication System) que é um Sistema de Comunicação por Figuras ou pranchas de comunicação (disponível em http://pecsemportugues.blogspot.com/) - indicados para pessoas com necessidades especiais, com dificuldade de se comunicar através da fala; fazendo uso de um conjunto de símbolos que contém um significado próprio e, com a combinação de dois ou mais, formam frases expressando suas vontades e dizeres. Há um excelente programa de computador, desenvolvido pela PUC/PR, denominado “Prancha Livre de Comunicação” que está disponível para download gratuito em http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/.
Muito boa a indicação do site. Vou fazer o download.
ResponderExcluirOi, Beatriz!
ResponderExcluirObrigada pelo comentário. Tudo de bom para você!
Com carinho,
Lete.