"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior." (A. A. M.)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ALUNOS ESPECIAIS - I

Considerando a importância das práticas de letramento, para uma melhor vivência do ser humano em todos os ambientes sociais, foram desenvolvidas atividades de linguagem oral e escrita, utilizando recursos e temáticas contextualizadas e de fácil acesso.
A Produção escrita, a partir de debate em sala de aula, no Ensino Médio.
Introduzindo, conversamos sobre como conciliar o tempo e os afazeres do viver diário - questão primordial do ser humano, nesse mundo tão “imediatista”. Cada aluno manifestou-se, demonstrando compreensão da proposta e respondendo de forma coerente ao próprio contexto. Em seguida, fizeram relato escrito do seu cotidiano, mencionando sonhos e abordando a temática “Quem sou eu?”
Esse trabalho proporcionou uma oportunidade de cada aluno exteriorizar suas emoções e sua realidade, demonstrando ao professor/leitor uma parcela do “eu” expresso em cada texto.
A seguir, apresento o texto da aluna G. que esteve afastada da escola, por causa de problemas sérios de saúde, por longos anos, e que, mediante laudo médico, pôde ser novamente inserida e incluída no ambiente escolar:


“Quem sou eu”

Não sei quem eu sou. Só sei que tenho 46 anos de idade e estudo na Escola Estadual “Celestino Nunes”.
Meu maior sonho é ser freira.
Só sei que eu gostava muito da minha professora Arlete Ramiro.
Não sei quem eu sou. Só sei que meu maior sonho é trabalhar. Meu maior sonho é ser secretária ou mesmo trabalhar de digitadora ou em um Banco.
Não sei quem eu sou. Só sei que trabalho de fazer crochê. Limpo casa, lavo roupa, passo pano, lavo vasilha, limpo poeira, varro e faço comida.
Não sei quem eu sou. Gosto de assistir televisão, o Jornal Nacional e novela.
Não sei quem eu sou. Às vezes, fico pensando como eu seria, se não fosse eu esta pessoa que está aqui. Não consigo entender essa pessoa que sou eu. Procuro buscar minha vida em um sentido e sai em outro.
A vida é trabalhar, sem o trabalho a pessoa não vive. Já imaginou se a gente não trabalhasse? Não existiria comida, porque não lava as vasilhas; e nem dinheiro!
G.


Sugestão: 

Acessar a linda melodia “Quem sou eu” (PG), com slides, ou ver e ouvir o próprio cantor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário